Estamos todos de acordo que as passwords são uma “dor de cabeça”, idealmente deveríamos ter uma diferente para cada acesso reservado que possuímos – para as finanças, para a segurança social, para o e-mail, para o banco, etc, etc.
As senhas de segurança idealmente são complexas e com pelo menos oito símbolos, isto é, minúsculas, maiúsculas, números e sinais de pontuação, evitando datas e nomes.
Só que, com tantas responsabilidades que diariamente lidamos, é praticamente impossível decorar tantas passwords e então surgiram diversas soluções para gerir credenciais, sendo a solução de guardar credenciais nos navegadores de Internet (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Safari) uma prática bastante comum.
Também comum é o utilizador não saber como visualizar qual a senha que está guardada em determinado site que visita. Esta necessidade por vezes cria constrangimentos.
Neste artigo abordaremos a gestão de credenciais no Google Chrome, assim como também apresentamos o recurso https://passwords.google.com/, veja como na página seguinte.